Tempo de leitura: 1 minuto
Muitas pessoas leigas quando contratam um plano de saúde em Campinas e não são orientadas pelo seu corretor, acabam tendo surpresas na sua fatura. Isto porque os planos de saúde possuem 2 tipos de reajustes, vamos entender abaixo cada um.

Reajuste anual do plano de saúde
O reajuste anual dos planos de saúde acontece 1 vez por ano, no aniversário de sua apólice, esse reajuste pode ser baseado no incide máximo determinado pela ANS ou não vinculado a ele, dependendo do seu modelo de contratação.
Quando o reajuste anual não entra pelo índice da ANS, esse calculo é feito pela sinistralidade do seu grupo na operadora. Planos empresariais acima de 29 vidas, esse calculo já é feito em cima da usabilidade da própria empresa.
Nesse caso quando a sinistralidade da empresa for muito alta, consequentemente seu reajuste pode será bem elevado também.
Reajuste por faixa etária do plano de saúde
Além do reajuste anual como citamos acima, existe o reajuste por faixa etária, que ocorre no mês de aniversário quando alguma das vidas do contato muda sua faixa.
Vamos abaixo conhecer as faixas etárias
- 0 a 18 anos
- 19 a 23 anos
- 24 a 28 anos
- 29 a 33 anos
- 34 a 38 anos
- 39 a 43 anos
- 44 a 48 anos
- 49 a 53 anos
- 54 a 58 anos
- 59 anos ou mais
Por isso quando for contratar um plano de saúde em Campinas, avalie bem não somente o valor atual, mas fazendo uma projeção nos próximos anos quanto seria sua fatura.
Como você pôde perceber, entender os possíveis reajustes dos planos de saúde, podem ajudar a continuidade do seu plano, através de um planejamento financeiro.